As viagens internacionais para o Catar estão permitidas, porém é necessário cumprir os requisitos para garantir que a entrada seja permitida.
1 – Os viajantes devem baixar e ativar o aplicativo Ehteraz em seus telefones celulares na chegada.
Vacinas e viajantes vacinados
2 – Os viajantes que apresentarem um certificado válido de vacinação completa contra o COVID-19 estão isentos dos requisitos de quarentena. A dose final deve ter sido administrada pelo menos 14 dias e não mais de 270 dias antes da partida (180 dias para vacinas condicionalmente aprovadas). Somente vacinas aprovadas ou condicionalmente aprovadas pelo Catar serão aceitas. Aqueles com uma vacina condicionalmente aprovada devem fornecer um teste de anticorpos sorológico positivo antes da partida, realizado dentro de 30 dias da partida. Os certificados de vacinação e recuperação devem ser em inglês ou árabe. Detalhes completos podem ser encontrados em https://covid19.moph.gov.qa/EN/travel-and-return-policy/Pages/default.aspx#vaccines
Exigência de teste/certificado médico
3 – O comprovativo de um teste PCR negativo, realizado nas 48 horas anteriores, deve ser apresentado à partida. O teste deve ser administrado em instalações aprovadas pelas autoridades de saúde do país de partida. Os certificados de teste devem ser em inglês ou árabe. Cidadãos e residentes do Qatar estão isentos deste requisito.
Teste na chegada
4 – Todos os viajantes estão sujeitos a testes aleatórios de COVID-19 na chegada. Cidadãos e residentes do Catar devem ser submetidos a testes rápidos de antígeno dentro de 24 horas após a chegada, se vacinados, e testes de PCR dentro de 24 horas após a chegada, além de testes rápidos no dia 5, se não vacinados. Cidadãos e residentes do Espaço Econômico Europeu ou dos países do Conselho de Cooperação do Golfo que comprovem um aplicativo de saúde COVID devem se submeter a um teste rápido de antígeno dentro de 24 horas após a chegada ao Catar.
Outras medidas médicas
5 – Todos os passageiros estão sujeitos a exames de saúde na chegada, como verificações de temperatura e avaliação visual. Outros testes de saúde podem ser necessários para aqueles que apresentam sintomas de COVID-19.
Exigência de documentos adicionais
6 – Os viajantes estrangeiros devem preencher um formulário de ‘registro de viagem’ pelo menos 3 dias antes da chegada. Isso não se aplica aos residentes do Catar. Cidadãos e residentes do Espaço Econômico Europeu ou dos países do Conselho de Cooperação do Golfo podem fornecer prova de ter um aplicativo de saúde COVID. Mais informações sobre aplicativos aceitos podem ser encontradas em https://covid19.moph.gov.qa/EN/travel-and-return-policy/Pages/default.aspx Além disso, um ‘formulário de compromisso e confirmação’ deve ser preenchido por meio da plataforma de registro Ehteraz, ou em formato de papel, por todos os passageiros antes da chegada . Cidadãos e residentes do Catar que foram vacinados no Catar estão isentos desse requisito.
Mais informações: Ministério da Saúde Pública, Catar
Na volta
Exigência de vacinação
Os viajantes são obrigados a apresentar um certificado internacional válido para vacinação completa contra COVID-19 com o uso de uma vacina aprovada. A dose final deve ter sido administrada pelo menos 14 dias antes da partida. O documento deve estar em inglês, português ou espanhol. Existem isenções para cidadãos não vacinados, residentes e algumas categorias autorizadas. Mais informações podem ser encontradas, em português, em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria-670-22-cc.htm#art24 As vacinas autorizadas incluem as aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Detalhes completos podem ser encontrados em https://www.gov.uk/foreign-travel-advice/brazil/entry-requirements
Exigência de teste/certificado médico
Viajantes não vacinados devem apresentar comprovação de RT-PCR ou teste de antígeno negativo, realizado nas últimas 24 horas, no momento da partida. O documento deve estar em inglês, português ou espanhol.